As férias são um período muito gostoso, quando bem planejadas. No meu caso, eu estava TÃO cansada do primeiro semestre, tão estressada com o pequenos caos da copa e com tanta pendência de trabalho que não sei se posso dizer que descansei. Tive momentos de descanso e aproveitei para me dedicar muito ao blog, mas não foram férias plenas. Mesmo assim, minha vida saiu totalmente do eixo. Como geralmente levo a sério uma rotina mais organizada, achei que nas férias tinha o direito de descansar e deixar um pouco de lado essas questões. E sabem? Não foi de todo ruim. As vezes a gente precisa se desligar de tudo e simplesmente viver. Ser organizado ajuda muito no dia-a-dia, mas acaba nos transformando em pessoas movidas por procedimentos, metodologias e rotinas, que de vez em quando precisam ser quebrados. Até para dar uma renovada, repensada e reorganizada na cabeça e na vida.
Por isso ontem eu tirei a manhã para reorganizar minha rotina e repensar algumas coisas importantes para conseguir me manter focada nesse semestre que começa. Afinal, é trabalho, casa, curso e a universidade. Precisa de muito planejamento para tudo não virar o caso completo. Como foi uma coisa muito produtiva, decidi separar algumas dicas para motivar vocês que também estavam de férias, ou mesmo aqueles que gostam de replanejar a vida para o 2º semestre! :)
Monte um mapa com suas novas necessidades, de pendências a novas rotinas
Quando se trata de planejamento, gosto de rascunhar primeiro no papel para depois passar para algum aplicativo (no caso uso o evernote). Isso porque consigo apagar e refazer com mais facilidade todo o processo, além de usar uma série de marcadores, post-its que ajudam a visualizar melhor. Por isso eu uso uma folha para cada área da vida. No meu caso, fiz apenas para CASA e TRABALHO, que são as áreas de maior planejamento. Todas as outras mantenho a rotina de organizar com o caderno.
Nessa folha, começo rascunhando as pendências (entre tarefas e rotinas). Você pode dividir por sub-áreas, a depender de suas necessidades. Por exemplo, em casa, temos "alimentação", "limpeza", "finanças", "jardinagem", entre outros. Você pode criar pequenos quadradinhos como eu fiz. Depois de anotar as pendências, é importante você destrinchá-las em pequenas tarefas, para garantir que você vai dar conta de tudo. Eu já expliquei aqui que esse processo é muito importante, pois se você não tiver clareza dos passos que cada pendência demanda, não vai poder categoriza-la enquanto uma tarefa ou projeto, e provavelmente não vai executá-la. A clareza é o mais importante quando se trata de planejamento.
Para deixar mais claro, veja alguns exemplos que desenvolvi:
reforma da casa
itens a comprar
| Tarefas: Pintar tapete a. procurar inspiração b. fazer desenho c. pintar retocar pintura a. comprar tinta b. fazer retoque |
reorganização da rotina de limpeza
fazer todo dia
| Fazer 2x por semana
|
alimentação
menu da semana
Manter um quadro na geladeira sempre atualizado e construído conforme os produtos da despensa. Obs: fazer banco de receitas veganas | Frequências de compras
Priorizar
Para isso: ir a feira toda semana, cuidar de nossa horta e procurar feiras e lojas de produtos orgânicos |
Acho que deu para entender o pouco o conceito. os exemplos acima estão incompletos porque são meramente ilustrativos. Você deve desenvolver da forma que achar mais adequado, atendendo sua disponibilidade de tempo e necessidades. A ideia principal é que como se trata de uma reorganização, você deve pontuar por áreas suas pendências e como prefere sana-las. Nem sempre se trata de pendências, mas as vezes da criação de uma nova rotina para gerenciar algo que precisa ser replanejado (como a rotina de limpeza, alimentação e etc).
O objetivo não é ter tudo definido nessa etapa, mas apenas fazer quadros gerais, com algumas informações que ajudam a clarear nossa mente e entender melhores nossos objetivos. São quase como mapas mentais.
Pense no que você precisa fazer e no que você quer fazer, mas pense em coisas possíveis
O problema da organização é que muitas vezes juntamos coisas possíveis com coisas impossíveis a curto prazo. Quando falamos de replanejamento, estamos falando de pensar o que tem dado certo (e ampliar, melhorar) e repensar o que está dando errado. Isso envolve uma análise ampla de nossa vida, mas exige foco. Se eu começar a pensar nas coisas que quero fazer a longo prazo, meu replanejamento não vai ser tão eficiente, e todo o tempo pontuando tarefas e rotinas será desnecessário. Precisamos entender que por mais legal que seja ter muitos objetivos e sonhos, para conseguir concretiza-los é necessário dar alguns passos por vez. Por isso tenha foco e corte desse mapa tudo aquilo que você acha que não vai realizar em poucos meses.
Passe todas essas informações para um caderno ou aplicativo
Por fim, faça a síntese desse processo, passando as informações mais importantes para uma agenda, caderno de organização ou aplicativo que você usa. Lembre-se que uma das coisas mais importantes para se manter organizado é sempre estar revisando todos esses planejamentos, por isso temos que desenvolver algum método que facilite isso ao máximo, tornando esse processo um hábito, algo natural para gente. Como eu já disse várias vezes, cada um deve buscar a forma que funciona melhor para si, mas é importante te-la, se não a tendência será abandonar ao longo do processo e tudo virará o caos novamente.
Eu mesma utilizo o evernote para gerenciar a casa e o trabalho. Estudos, hobbies, leituras, assuntos inerentes a minha organização pessoal, eu uso um caderno. Tem funcionando tão bem para mim que não sei mais como viveria sem tudo isso. Em breve devo escrever um post sobre o evernote, que tenho certeza que vai ajudar a muitos a desvendar os segredos desse aplicativo tão badalado no meio da produtividade. Só posso adiantar que ele é tudo que promete!
E é isso. São dicas bem pontuais, mais como incentivo do que tudo. Já tenho no rascunho outros 2 posts sobre como eu me organizo e espero poder publica-los em breve. caso alguém tenho alguma dúvida ou sugestão para que eu escreva um post, é só deixar ai nos comentários que eu prometo responder assim que possível :)
Gente do céu, minhas férias recém começou, mas gostei da lista, é muito eu, A Maniaca da organização kkkk
ResponderExcluireusemqualidades.wordpress.com
Post maravilhoso Jessi!!
ResponderExcluirAmo organização então ja viu ne?
Não tive esse período de férias, mas é sempre ótimo ver outros métodos :)
www.chadecalmila.com
Jess, você parece ser demasiadamente organizada, isso é muito legal!
ResponderExcluirEu faço calendários, cronogramas, listas e etc, mas confesso que acabo me perdendo e deixo tudo de lado um tempo depois..
O que vem dado certo para mim desde o começo do ano é o caderno de organização. Não vou mentir e falar que o vejo e escrevo todos os dias, mas me saio bem, tentando analisar pelo menos uma vez por semana. Vou tentar seguir algumas dicas suas, principalmente as de alimentação. Amei o post!
Beijos
Olá!
ResponderExcluirConcordo plenamente com essa frase que você utilizou: "as vezes a gente precisa se desligar de tudo e simplesmente viver."
É tanta coisa no dia-a-dia que às vezes esquecemos do principal: viver.
Gostei muito do seu blog e das dicas.
B-jos
oie jess! tudo bom?
ResponderExcluiradorei o post... eu também costumo ser bem organizada (em tudo na minha vida), mas ano passado eu saí completamente do eixo... mas acho que foi bom, sabe? foi como você disse, às vezes é bom para vermos o que realmente é prioridade pra gente e "começarmos" de novo. eu também faço rascunhos em papéis e também uso o evernote e tem dado supercerto. ainda estou organizando e separando todas as atividades, mas essa bagunça do ano passado foi boa para dar uma chacoalhada nos meus objetivos e metas, eliminando o que era impossível de se realizar. fiquei apaixonada pelos adesivos coloridos que você usou nos seus planejamentos... onde você comprou? eu queroooo! e ah, tenho um caderninho igual ao seu... é ótimo para fazer to-do lists, néam? <3
beijoooo
Dicas muito ricas! maravilhoso para quem está com o conograma todo atrasdado como eu..
ResponderExcluir•• gislei.com
Preciso saber me programar e focar assim =( nunca dá certo.
ResponderExcluirsou dessas as vezes. rs
ResponderExcluirObrigada!!!
ResponderExcluirEu sou mais ou menos! Eu diria mais que eu TENTO MUITO!
ResponderExcluiro caderno é essencial, pois me ajuda muito. De resto é achar métodos que te ajudem mais.
obrigada! Quero escrever mais sobre!
ResponderExcluirAs vezes esse tempo é necessário, mas voltar é sempre muito bom! Tudo fica mais fácil organizando.
ResponderExcluir:)
ResponderExcluirobrigada, seja sempre bem vinda!
ResponderExcluiré tudo uma questão de ter foco e tentar. Eu também as vezes abandono, mas estou na tentativa de manter porque faz muita diferença.
ResponderExcluirAdorei o post e mais que isso o incentivo!!
ResponderExcluirEu sou a desorganização em pessoa e agora com essas dicas já ficou mais fácil haha.
sempredoumjeito.blogspot.com.br