yakissoba simples (vegan)

domingo, 20 de dezembro de 2015

Começo dizendo que essa receita é super especial para mim, porque além de super prática e saborosa, é relativamente saudável e uma opção vegana para pessoas que como eu, estão buscando reduzir o consumo de produtos com origem animal. Eu costumo fazer ela com muito frequência, justamente porque como disse acima, é super prática, fica pronta em cerca de 15 minutos, então é ótima pedida para aquele almoço ou janta de um dia corrido e atarefado.



Você vai precisar de:

  • Um punhado de macarrão (preferencialmente grosso)
  • Um punhado de brócolis
  • Um punhado de cenoura
  • Molho de soja shoyu (para cada 100gr de macarrão, meia xícara de molho)
Sei que as medidas estão meio relativas demais, é que a receita é meio que um improviso, e depende do gosto de cada um. Eu recomendo a proporção de meia xícara de molho para cada 100gr de macarrão. Essa medida contempla bem a refeição para uma pessoa e caso você queira fazer mais é só ir aumentando conforme a proporção. 
  1. Primeiramente você deve cozinhar o macarrão. Essa etapa depende muito do fogão de cada um, mas basicamente é levar uma panela com água (quantidade suficiente para colocar o macarrão dentro depois), e deixar esquentar até a fervura (quando começa a borbulhar). Nessa etapa acrescente uma colher de chá de óleo vegetal e coloque o macarrão dentro.
  2. O segredo para cozinhar bem o macarrão é mexer de vez em quando, por aproximadamente 6 minutos. depois disso, recomendo ir tirando um fio pequeno e experimentando, até você sentir que ele está cozido, mas ainda tem a consistência bem firme. Chama-se cozinhar ao dente. E é necessário para esse receita porque vamos fritar. Se o macarrão estiver mole vai ficar um grude. Dica de ouro: quanto mais grosso o macarrão, melhor.
  3. Após cozido, eu recomendo escorrer em uma escumadeira e jogar um pouco de água fria. Esse choque térmico ajuda a dar mais crocância e evita que os fios grudem.
  4. Cozinhe no vapor a cenoura e o brócolis. Recomendo que você cozinhe no vapor da água do macarrão enquanto ainda não coloca ele na panela. É só colocar um prato vazado em cima da panela com os legumes e tapar com uma tampa. Nesse ponto eu friso que é importante não cozinhar demais. Eu particularmente deixo coisa de 5 minutos, pois gosto deles mais crocantes.
  5. Após cozido o macarrão e os legumes, leve uma frigideira ao fogo médio e adicione o molho, um punhado de macarrão e os legumes suficientes para um prato. Frite por cerca de 2 minutos. A etapa de fritar é a mais importante e vai garantir que seu macarrão tenha real gosto de yakissoba. Por isso faça direito e evite fritar grandes quantidades de uma vez. Eu opto por uma frigideira bem grande e frito a quantidade de um prato de por vez.


    Depois é só servir e se deliciar!! Aproveito para frisar que essa receita é versátil, então você pode trocar legumes ou adicionar segundo sua preferência. Eu já fiz com couve, pimentão, cogumelos, couve, repolho... e várias outras variações. O importante para manter o conceito de yakissoba é fritar bem o macarrão que deve ser cozido ao dente. Outra dica para quem gosta do molho mais grossinho, é acrescentar uma colher de chá de amido na etapa de fritar, porque assim o molho fica bem mais grosso como o tradicional de restaurantes. Eu prefiro evitar porque amido me deixa pesada.

    rendimento: relativo à proporção

     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Tecnologia do Blogger.