risotto de camarão com champignons & alho poró

terça-feira, 13 de março de 2018


De tradição Lombardina, ao Norte da Itália, o nome risotto, que significa arrozinho, muito popular na culinária italiana, combina simplicidade e refinamento; dois valores muito importante para nós. Ele alia uma comida com o item básico de quase toda refeição, o arroz, com a combinação requintada de ingredientes saborosos, sem contar com o ingrediente chave: vinho branco para "temperar" esse prato. E como não poderíamos deixar de fazer, para uma experiência gastronômica completa, degustar um bom vinho enquanto preparamos o risotto fez toda diferença.



Uma coisa que gostamos muito no risotto é o arroz Arborio. Você pode fazer com outro, mas perderá a experiência em degustar um arroz com consistência ímpar. Ele é firme, porém cremoso.A junção com os outros sabores como cogumelos e alho poró trouxeram um tempero especial, mais ainda sim suave para não ofuscar o sabor do camarão. E por fim, um prato leve como esse acompanhado de um delicioso queijo parmesão ralado na hora, é sem dúvidas, uma experiência completa.



Você vai precisar de:

  • 300gr de camarão fresco rosa
  • 100 gr de cogumelo do tipo champignon
  • 1 talo médio de alho poro
  • 300ml de vinho branco
  • 3 talos de cebolinha
  • 300gr de manteiga
  • 500gr de arroz arbório
  • 1,5 litro de água (em média)
  • queijo parmesão à gosto



Antes de mais nada, você deve escaldar o camarão. Em uma panela com água fervente (tem que estar borbulhando), adicione o camarão e logo em seguida o retire. Ele não deve permanecer mais do que 10 segundos na panela. Esse processo serve para preparar o camarão para receita.
 Feita a preparação do camarão, você inicia o restante da receita. Em uma panela, adicione a manteiga, a cebolinha e o alho poró. Leve ao fogo médio para fritar até que a manteiga esteja completamente derretida. Adicione o arroz e água até cobri-lo (e cerca de 5cm acima do nível do arroz). Deixe cozinhar, sempre observando, até que a água evapore de se torne um caldo mais grosso.



Quando chegar nesse ponto, adicione um pouco do vinho e mais água um pouco acima do nível da mistura. Fique mexendo até notar que a mistura já evaporou e reduziu, nessa etapa, você deve experimentar o arroz e se ela ainda estiver duro, repita o processo. Faça isso até que sinta o arroz macio e saboroso.



Após esse processo, você deve adicionar o camarão (escaldado), os cogumelos picados e mais um pouquinho de água e vinho (bem pouco). Misture e deixe cozinhar (por cerca de 2 minutos no máximo). Desligue, deixe esfriar por alguns minutos e sirva com parmesão ralado na hora.



É uma receita que sinceramente, é fácil. A maior complexidade dela está no ponto de cada processo, pois é difícil ter uma receita de risotto "exata", vai depender da temperatura do forno, qualidade do arroz e teor alcoólico do vinho. A dica que damos é não deixar o arroz cru. Sempre experimente. E também não deixe o camarão se desintegrar passando do ponto. Ele é sensível ao calor e ficar muito tempo cozinhando vai perder a textura necessária para o risotto.

No mais, sirva sempre como um bom vinho branco. Ele é suave o suficiente e delicado para não ofuscar os maravilhosos sabores desse prato.

2 comentários:

  1. fiquei morta de vontade de fazer, mas sem o camarão porque sou vegetariana. ♥ vou pegar a receita aqui do seu bloguito e fazer em casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clara.

      Que ideia legal. Não fizemos ainda, mas com certeza é uma boa pedida uma receita vegetariana de risotto. Depois que fizer, comente aqui conosco como ficou, e o que achou.

      Obrigado por comentar aqui em nosso cantinho.

      abraço.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.