Waffle com chantilly e frutas vermelhas

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Nos últimos meses nós instituímos uma tradição aqui em casa: comer waffle no café da manhã. E que tradição deliciosa viu? Gostamos tanto, que logo quando planejamos as postagens desse semestre, a primeira que veio na cabeça foi essa, que faz parte das melhores memórias desse ano. Eu particularmente nunca fui ligada em waffle. Eu achava que tinha que ter aquela máquina (que sempre achei um trambolho desnecessário) e sempre desistia de aprender a receita. Porém o Bruno sempre gostou bastante, então achamos que valia pesquisar alternativas, uma vez que não queríamos ter a máquina, mas queríamos saber como fazer sem ela. Tudo pareceu mais fácil quando achamos uma forma de silicone em formato de waffle. No começo não sabíamos se ia dar certo, mas com prática e a receita certa, descobrimos que era super possível, e que ainda ficava delicioso. Desde então, virou hábito!



Com o uso da forma, o waffle fica macio por dentro e crocante por fora. Não fica tão sequinho como na máquina, mas fica igualmente saboroso. Essa forma inclusive pode servir para fazer o waffle Liège que pede uma técnica com menos pressão para deixa-lo mais macio. A receita que mais gostamos é bastante simples. Porém recomendamos fortemente o uso de manteiga de qualidade (e não margarina), porque ela sem dúvidas é o que faz toda diferença. 

Você vai precisar de:

  • 1 ovo
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • Chantilly para cobertura e frutas vermelhas para acompanhar

  1. Em uma tigela, coloque o ovo, o leite, o açúcar e a manteiga. Certifique-se que a manteiga está fria ao colocar com o ovo, do contrário vai cozinha-lo.
  2. Bata essa mistura com um fuê.
  3. Aos poucos acrescente a farinha e vá mexendo até ficar uma mistura homogênea. Acrescente o extrato de baunilha e mexa até incorporar.
  4. Adicione o sal e o fermento em pó.
  5. Coloque a massa em uma forma de waffle, e leve para assar na temperatura de 200º por cerca de 8 minutos, ou até começar a dourar as bordas.
  6. Se preferir use a máquina de waffle.
  7. Sirva como preferir. Sugerimos chantilly com frutas vermelhas, uma combinação incrível.
Eu comprei a forma no aliexpress, e funcionou bem. Acredito que talvez seja encontrada em lojas de utilidades para o lar, embora não tenha visto ainda. Sobre o waffle em si, gostamos dele meio queimadinho (como dá pra ver na foto), mas você pode deixar menos tempo caso queira ele ainda mais macio. Para cobertura, gostamos de variar, com mel, creme de avelã, ou mesmo manteiga. Mas dessa vez usamos chantilly e frutas vermelhas, que deram o toque especial para a receita. recomendamos!

rendimento: 4 pedaços de waffles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.